Tudo sobre mini-jardins e quais plantas usar no seu
Tudo sobre mini jardins e melhores espécies de plantas para eles
Muitas pessoas desejam decorar suas casas e apartamentos com plantas e não tem muito espaço para isso, com isso, algumas pessoas que desejam cultivar em seus lares usam técnicas antigas como a criação de bonsais (que demanda maior dedicação), e outros partem para maneiras que vem se tornando tendência nos últimos anos, como jardins verticais, jardins de inverno, terrários, e como falaremos nesse post, mini jardins.
Para criar um mini jardim, são usadas plantas de pequeno-porte, pedras e objetos em miniatura dentro de um ambiente aberto, como vasos e jardineiras ou até copos, bacias, jarras, aquários entre outros utensílios.
Como fazer um mini jardim?
Primeiro temos de arranjar um recipiente transparente e prepará-lo para receber as espécies. A seguir deve-se:
• Lavar o recipiente com água e detergente, para eliminar todos os resíduos.
• Desinfetá-lo bem com álcool, para evitar que nasçam fungos ou bactérias, que possam alterar o equilíbrio do ambiente interno.
Logo que o nosso recipiente esteja bem limpo e seco:
1. Colocamos uma primeira camada de pedrinhas no fundo.
2. Depois uma segunda camada de carvão vegetal, areia ou casca de pinheiro.
3. Por fim, uma terceira camada de terra (as três camadas representam, de maneira simplificada, as condições ideais do solo – a terra serve para nutrir, o carvão vegetal para absorver os gases libertados, e as pedrinhas para drenar a água).
4. Fazemos um pequeno buraco na terra e colocamos a planta. A planta deve ser pequena para poder desenvolver-se (o ideal é escolherem-se pequenas mudas de plantas já com raiz e com os torrões de terra mais conservados possível).
5. Repomos a terra retirada ao redor da planta.
6. É sempre bom não deixar o solo exposto, isso faz com que água evapore mais rapidamente. Coloque uma pequena camada de pedrinhas e/ou areia, cobrindo-o.
As plantas devem ser regadas quando a terra estiver completamente seca e devem ser mantidos apenas sob luz indireta.
Quais plantas usar?
Por ter o cultivo mais fácil devido a pouca necessidade de água que outras plantas, os cactos e as suculentas são as mais escolhidas, porém os mini jardins não se limitam a essas espécies de plantas, podendo também ser usadas diversas outras espécies, desde que tenham as mesmas características quanto a necessidade de rega e luz:
Plantas para mini jardim de sombra
- Mini-samambáia
- Peperômias
- Musgo-tapete
- Fitônia
- Asplenium
Plantas para mini jardim com sol direto
- Gerânio
- Mini-cálamo-do-Japão
- Barba-de-velho